"O puerpério é uma abertura de espírito"


Trecho retirado do livro Maternidade: Encontro com a própria sombra de Laura Gutman
"O puerpério é uma abertura do espírito", é uma das maiores chances que a vida nos dá para crescer e rever tudo aquilo que precisamos afinar em nós. Uma oportunidade de fazer as pazes com o passado e, para isso, é preciso mergulhar e escutar a nós mesmas.

Como é bom falar com mãe real: que passa perrengue, chora, cansa, que acorda a noite, cuida, que pira, que tem dúvida. Coisa mais saudável ter dúvida quando estamos, pela primeira vez (ou pela décima), com um pitoco nos braços. As dúvidas são a certeza de que o cérebro está pensando no melhor para o bebê, são tentativas que nossa mente e coração fazem para buscar o melhor. Mães com dúvidas têm a capacidade de compartilhar suas experiências (muitas vezes de desespero) sem ter vergonha, sem ter medo, agregando a vida de outras mães a sua própria experiência e vice-versa.

Me assusto quando falo com alguém sobre puerpério e a pessoa diz que vai tudo bem. Toda mudança passa automaticamente por um abalo. Se não tem abalo, não tem mudança. Quando um filho nasce precisamos trocar os papéis, vestir outra camisa e bater outra bola. Agora somos pais e existe uma responsabilidade gigante em cima disso. Tudo isso dá medo, damos uma pirada, e é natural. E quando me dizem que vai tudo bem e que não tem dúvida sobre nada... Duvido. 

Recrie você na maternidade. Dê chance ao autoconhecimento e ao cabelo bagunçado, isso faz parte. Se não usar batom, se não colocar mais creme, se não depilar mais durante um tempo, saiba que é normal. É o surto que passa. 

Procure sempre mães de verdade, de papo aberto, que os filhos vomitam nelas, que o coco vaza o tempo inteiro, que choram, que ficam sem comer, que dormem e que acordam em todas ou algumas noites, mães que pensam em fugir mas vão até esquina e voltam correndo com saudade da cria. Adoro mãe real, se misture com elas e sua maternidade será mais leve e cheia de risadas. Bem como fala o trecho do livro de Gutman. Praticamente tudo se torna normal quando o outro passa pelo mesmo perrengue :) Que nossas pirações sejam compartilhadas! 



2 comentários:

  1. Quando as mães mostram o lado cansativo, difícil e até assustador da maternidade, há quem não entenda ou prefira dizer que não passou por isso. Creio que a verdade ajuda muito mais que a venda fictícia de uma tranquilidade que não acontece. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu mergulhei fundo no meu puerperio. E naquela epoca eu invejava com todas as minhas for as aquelas Maes que Vivian Sem mostrar abalo algum. Ainda bem que hoje existem mais canais para tratar do lado b da maternidade. Beijos, Gabi Grossi

    ResponderExcluir