Criar ou Educar?

Fonte da imagem

Sabe aqueles pais que dizem que é fácil criar filhos?

Eu nunca disse e não digo, porque educo, não apenas crio.

Não desisti de dar mamadeira porque ele não tomou a primeira vez, nem a quarta, nem a décima.Hoje ele toma.
Não desisti de dar nenhuma fruta ou verdura porque ele não comeu a primeira vez, bem a segunda, nem a sexta. Hoje ele come.
Não desisti nem dos quatro meses que ele rejeitou o brócolis que eu sempre colocava no pratinho, ali do lado. Hoje ele come.
Não coloquei açúcar em nenhuma fruta para ele aprender a comer, porque aí é desistir muito rápido.
Não desisti de mostrar para ele o mar e a delícia da água porque ele achou estranho no começo e não queria entrar. Hoje ele adora.
Não desisti de pega-lo no colo toda vez que ele chorava porque eu sei que o acalmaria e que era exatamente aquilo que estava precisando.
Não desisti e não desisto. Cansa? Cansa muito, mas o resultado está na minha frente, autonomia do meu pitoco cada dia maior!

Crianças cheias de "vontades"são, geralmente, crianças que os pais desistiram cedo demais.

Crianças têm seu próprio tempo, sabia? E respeitar isso é tarefa árdua porque é completamente diferente do nosso tempo. Conecte-se com seu filho e eduque. É trabalhoso agora, as eu garanto , é extremamente valioso e recompensador. Nossa maior tarefa é apresentar o mundo a eles, e reapresentar, e reapresentar até que ele, em seu tempo e a sua maneira, conecte-se com o novo. 

2 comentários:

  1. Fabi, é preciso, realmente, muito empenho e paciência. Desistir e fazer as vontades das crianças não é educar. Sabemos que a vida vai colocá-las diante de muitas coisas que não lhes agradam, mas precisam entender o que é importante enfrentar. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Marilene! Com certeza, o caminha mais fácil nem sempre é o melhor. Beijos!

      Excluir