A teoria do anti-colo e o tiro no pé



A teoria do anti-colo surgiu de uma sociedade com um modo de vida particular: Capitalista ao extremo, faminta por criar cabecinhas facilmente manipuláveis e fáceis de industrializar. Uma sociedade onde "ninguém precisa de ninguém", onde o isolamento é a melhor maneira de lidar com o mundo e os laços afetivos são frágeis: se as cabeças pensarem demais e se unirem, podem ir contra algo muito maior: o Poder daqueles que as comandam. Jogo de forças e a competição são constantes. Nada mais justo que uma teoria assim, correto? 

Já o colo continua sendo naturalmente usado em outras tantas sociedades, desde os primórdios do homem, sem causar problema algum à saúde. Pense nos índios, naquelas tribos africanas, pense em nós, nas crianças que conheces e que sempre tiveram colo: tá tudo bem, tudo tranquilo, coletividade, trocas, ajuda, autonomia rolando solta e em construção. Não existe problema algum em dar colo, fique tranquilo, tenho certeza disso. Pergunte aos psicólogos que conheces quantos pacientes estão em tratamento por excesso de colo e quantos pela falta dele, os números não metem. (confirmo)

O colo é parte do desenvolvimento humano, os bebês precisam da gente para conhecer o mundo. Eles precisam conhecer o aconchego para poder aconchegar e precisam aprender a acalmar para se acalmar. Eles precisam do contato corpora; para crescer porque isso faz parte do desenvolvimento da autonomia, segurança e do físico também. A autonomia é construída de fora para dentro e nós, pais, estamos na base dessa construção. 

Agora nunca esqueça que a maneira que você trata seu filho será a maneira que serás tratado por ele e, também, a maneira que ele tratará o mundo. As crianças aprendem rápido o que ensinamos. Um dia, talvez, você precise de seu filho e ele não estará lá, porque ele aprendeu que quando o outro precisa de ajuda, é melhor deixa-lo só. Você, então, estará sozinho e ele, provavelmente, também. Tiro no pé.

São dois caminhos e duas ideias, a escolha é nossa e a consequência também. Já ouviu a frase "colo de mãe/pai cura tudo"? Traduzindo: o colo nos fortalece e nos dá autonomia para enfrentar tudo na vida e sermos felizes com simplicidade. Assim sendo: Cura mesmo!

3 comentários:

  1. Olá
    Um texto escrito com sensibilidade. A relação mãe/bebe e a base para o equilíbrio emocional que vem do aconchego e da segurança. A diversas teorias apontam para o cuidado que se pode ter no excesso de dependência. Feliz dia da mulher. bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Um texto escrito com sensibilidade. A relação mãe/bebe e a base para o equilíbrio emocional que vem do aconchego e da segurança. A diversas teorias apontam para o cuidado que se pode ter no excesso de dependência. Feliz dia da mulher. bjs

    ResponderExcluir
  3. Você disse algo que considero muito importante "precisa de aconchego para poder aconchegar". A criança vive de exemplos e, realmente, agirá, na vida adulta, como foi tratada. São seus referenciais. Saber que existe alguém que a amparará, sempre, a fortalecerá. Creio que colo não prejudica nenhuma delas. Gostei muito de ler sua postagem. Bjs.

    ResponderExcluir