Consultoria do Sono Materno-Infantil - Cuidando do soninho dos bebês!

A chegada de um bebê traz uma alegria contagiante para toda família, sem dúvida alguma é um dos momentos mais especiais do desenvolvimento humano, pois além do nascimento do bebê nascem também mamães e papais. Toda família nasce junto e, pouco a pouco, vão se conhecendo, trocando olhares e entrando em sintonia. O bebê traz consigo sua essência o que o faz único e diferente de qualquer outra criança, os pais aos poucos vão entendo os sinais de seus pequenos e ajudando com respostas: se está com fome o alimentam, se está chorando pode querer um colinho ou ser soninho.

O sono dos bebês merece tanto cuidado quanto a alimentação, pois é quando dormem que o cérebro trabalha para garantir os processos de aprendizagem, é nesse momento também que eles recuperam energia, organizam a memória e fortalecem o sistema imunológico. Para os bebês uma boa qualidade de sono garante um desenvolvimento físico e cerebral saudáveis, sendo os três primeiros anos os mais importantes.

Bebês não nascem com a capacidade de dormir uma noite inteira, uma vez que seus estômagos são muito pequeninhos para armazenar todo leite para uma longa jornada de 10 a 12 horas (entenda uma noite inteira como 10 a 12 horas consecutivas). Alguns bebês acordam mais que outros, não apenas por precisarem de leite, mas também de atenção, um cheirinho, uma palavra, embalo ou chupeta (nos casos que utilizam), pois foi essa a forma que foram acostumados a dormir.

Adultos dormem em ciclos de sono de 90 minutos, quando despertam entre ciclos puxam a coberta, olham o relógio, viram de lado e voltam a dormir. Já o ciclo de sono dos bebês dura entre 45-60 minutos, isso significa que eles voltam ao sono leve com mais frequência podendo despertar mais, principalmente, quando ainda não aprenderam a dormir sozinhos.

Qual o papel da Consultora de Sono? 
Como Consultora do Sono meu principal objetivo é transmitir conhecimento sobre a importância do sono e da rotina na vida do bebê, educando e informando os pais para que possam tomar as decisões certas em relação ao sono de seu filho. A Consultora de Sono auxilia mães, pais e cuidadores a melhorar a qualidade de sono do bebê e/ou gestante oferecendo aprendizagens de sono que incluem consultas por Skype, facetime e e-mail.

Os pais e cuidadores têm papel fundamental nessa aprendizagem, pois são eles que colocarão em prática todo plano elaborado pela Consultora (sempre com suporte da mesma). Por este motivo a importância de ter claro que existe um problema de sono e consciência de que toda mudança de hábito requer muito carinho, dedicação e paciência de todos os envolvidos. É um trabalho muito bonito porque empondera mães e pais a lidar com questões antes desconhecidas sobre o sono, trazendo mais harmonia e tranquilidade a família.   O bebê precisar dormir bem para que seus dias se encham de energia, alegria e leveza. SINTONIA, COMUNICAÇÃO e CONSISTÊNCIA são palavras-chave de meu trabalho e base para qualquer mudança. Quando entrego um Plano de Sono convido mamães/papais/vovós/cuidadores, a fazerem parte deste aprendizado rumo a uma melhor qualidade de sono e consequentemente qualidade de vida para o bebe e seus pais! 

Quando a Consultora de Sono pode ajudar?
- Meu bebê trocou a o dia pela noite!
- Seu filho acorda muito durante a noite e nenhuma questão física explica esses despertares?
- Casais grávidos que querem conhecer mais sobre o Soninho dos Bebês podem optar por uma aula bem legal, online, para saber como lidar com a noite e dia dos pitocos! 
- Seu filho dorme sempre que entra no carro (pode estar dormindo pouco a noite, ou pulando sonecas)
- Não conseguiram montar uma rotina legal e tudo está muito atrapalhado com o bebê?
- Meu bebê não faz sonecas, isso é ruim?
- Preciso levantar muitas vezes a noite para ajudar meu bebê a achar a chupeta, logo ele dorme, mas acordo muito!

Eu vou precisar deixar meu filho no quarto chorando sozinho?
O maior medo dos pais é o método chamado "cry it out", ou seja, fechar a porta e deixar o bebê chorando sozinho até parar, não gosto e não utilizo esse método. Existem muitas técnicas e manejos diferentes para mudarmos os hábitos do soninho dos bebês! O importante é saber que sim, poderá haver protesto por parte do bebê, pois em todo processo de mudança de comportamento pode haver choro, o diferencial é o acolhimento e carinho que daremos ao bebê durante o processo.

Contato: fabiana@maepordentro.com.br / 51.99624740